SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2First record of necrophagy by Scybalocanthon nigriceps Harold (Coleoptera, Scarabaeidae, Scarabaeinae)First report of interspecific facultative social parasitism in the paper wasp genus Mischocyttarus Saussure (Hymenoptera, Vespidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Entomologia

Print version ISSN 0085-5626

Abstract

HU, Hao-Yuan et al. Efeitos da dieta e idade da fêmea em relação à prole e à razão sexual do parasitoide solitário Pachycrepoideus vindemmiae (Rondani) (Hymenoptera, Pteromalidae). Rev. Bras. entomol. [online]. 2012, vol.56, n.2, pp. 259-262.  Epub June 19, 2012. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262012005000028.

Efeitos da dieta e idade da fêmea em relação à prole e à razão sexual do parasitoide solitário Pachycrepoideus vindemmiae (Rondani) (Hymenoptera, Pteromalidae). As teorias predizem que as fêmeas parasitoides de vespas ajustam a relação razão sexual dos descendentes, de acordo com condições ambientais, em cada oviposição. Entretanto, a dieta e idade das fêmeas também podem afetar o ajuste da razão sexual. Nosso foco foi testar os efeitos da dieta e idade da fêmeas em relação a razão sexual da prole da vespa parasitoide Pachycrepoideus vindemmiae (Rondani, 1875). Nossos resultados mostraram que as fêmeas alimentadas com mel apresentaram uma razão sexual significativa menor de fêmeas, do que aquelas alimentadas apenas com água. A razão sexual (percentagem dos machos) diminuiu com a idade ou longevidade das fêmeas no início da oviposição, mas com aumento no final. Deve haver uma limitação de esperma nas fêmeas de P. vindemmiae no final da oviposição e uma maior frequência de posturas de ovos infertilizados. As fêmeas também fazem posturas de um número maior de ovos infertilizados no início da oviposição, que seria necessário para assegurar o acasalamento entre os descendentes. A prole masculina desenvolverá mais rapidamente e emergirá mais cedo, o que também reduziria o risco de virgindade da prole, com a tendenciosa proporção de razão sexual maior das fêmeas.

Keywords : Ajuste na proporção dos sexos; comportamento; hospedeiro; Hymenoptera; vespa parasitoide.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English