SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue1Hesperiidae (Lepidoptera, Hesperioidea) from Ponta Grossa, Paraná, Brazil: 70 years of records with special reference to faunal composition of Vila Velha State ParkLipid and energy contents in the bodies of queens of Atta sexdens rubropilosa Forel (Hymenoptera, Formicidae): pre-and post-nuptial flight author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Entomologia

Print version ISSN 0085-5626

Abstract

SOUZA, Heitor Bruno de Araújo; ALVES, Wagner de França  and  VASCONCELLOS, Alexandre. Taxocenoses de térmitas em cinco fragmentos de Mata Atlântica semidecíduas no limite costeiro norte de distribuição do bioma. Rev. Bras. entomol. [online]. 2012, vol.56, n.1, pp. 67-72.  Epub Apr 05, 2012. ISSN 0085-5626.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262012005000013.

Os térmitas são organismos abundantes nos ecossistemas tropicais, influenciando fortemente os processos de decomposição da necromassa vegetal e de formação de solos. Apesar de sua importância, poucos estudos sobre a composição das suas taxocenoses foram realizados em fragmentos do complexo Mata Atlântica, especialmente no setor localizado ao norte do Rio São Francisco. O objetivo deste estudo foi analisar a composição das taxocenoses de térmitas em cinco fragmentos de Mata Atlântica situados no limite norte litorâneo de distribuição do bioma na América do Sul. Um protocolo padronizado de amostragem termítica foi aplicado em cada fragmento. Trinta e três espécies, pertencentes a 20 gêneros e três famílias, foram encontradas nos cinco fragmentos de Mata Atlântica. O grupo dos consumidores de madeira foi o dominante em todas as áreas, em termos de riqueza de espécies e número de encontros. Abaixo do 7ºS há uma clara simplificação da composição das taxocenoses de térmitas, relacionada à riqueza de espécies e número de encontro por grupos alimentares. Este fato deve-se aparentemente ao maior teor de areia nos solos e ao caráter semidecidual da vegetação presente nos fragmentos localizados no extremo norte. Desta forma, mesmo no setor ao norte do Rio São Francisco, a biodiversidade de térmitas está heterogeneamente distribuída, com maior densidade de espécies na porção entre 07ºS e a foz do Rio São Francisco (10°29'S).

Keywords : Biodiversidade; Brazil; grupos tróficos; Isoptera; Região Neotropical.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English