SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue3Effects of organic compounds produced by plants on soil nutrient availabilityTraffic-induced compaction of an oxisol and its relation with growth and yield of common bean and wheat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciência do Solo

On-line version ISSN 1806-9657

Abstract

SILVA, Sérgio Ricardo da; BARROS, Nairam Félix de; COSTA, Liovando Marciano da  and  LEITE, Fernando Palha. Compactação do solo e crescimento de eucalipto influenciados pela intensidade de tráfego e carga de um forwarder. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2008, vol.32, n.3, pp.921-932. ISSN 1806-9657.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832008000300002.

Em povoamentos florestais, durante a retirada de madeira, as máquinas trafegam numa mesma linha várias vezes, o que pode causar a compactação do solo e, como conseqüência, facilitar o processo erosivo e dificultar o crescimento de raízes. O grau de compactação, além do número de passadas da máquina, pode também ser afetado pelo peso de madeira transportado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a compactação do solo e o crescimento de eucalipto de acordo com a intensidade de trânsito e a carga de madeira de um forwarder. O estudo foi realizado no município de Santa Maria de Itabira, MG, em um Latossolo Vermelho-Amarelo (LVA) oxídico-gibbsítico. Um povoamento de eucalipto com sete anos de idade foi abatido por motosserra, sendo a madeira retirada da área manualmente. Em seguida, demarcaram-se parcelas de quatro entrelinhas de árvores com 12 m de comprimento (espaçamento 3 x 2 m), com área de 144 m2 cada. Dois ensaios foram feitos. No primeiro, testou-se o efeito da intensidade de trânsito, no qual um forwarder, com tara de 11.900 kg, foi carregado com 12 m3 de madeira (densidade de 480 kg m-3) e dirigido sobre a mesma entrelinha por 0, 2, 4 e 8 vezes. No segundo, o forwarder recebeu cargas correspondentes a 4, 8 e 12 m3 de madeira e dirigido quatro vezes sobre a mesma entrelinha. Em cada parcela, quatro entrelinhas foram compactadas pelas rodas. Foi realizado o plantio de eucalipto em covas de 30 x 30 x 30 cm, abertas sobre as trilhas compactadas. O teor de carbono orgânico total (COT) era de 406 e 272 g kg-1 e a umidade atual do solo era de 248 e 249 g kg-1 nas camadas de 0-5 e 5-10 cm de profundidade, respectivamente. O teor de argila era de 470 e de areia 440 g kg-1. As avaliações realizadas após a aplicação dos tratamentos, nas camadas de 0-5 e 5-10 cm de profundidade, foram: densidade do solo e agregados estáveis em água. Determinou-se, ainda, a velocidade de infiltração básica (VIB) pelo método do infiltrômetro de cilindro. Após 441 dias, estas mensurações foram realizadas novamente, sendo acrescidas de outras análises: COT, N total, N-NH4+, N-NO3-, porosidade e resistência à penetração. Nas plantas, foram mensurados altura, diâmetro à altura do peito e matéria seca de tronco. Verificou-se que o trânsito do forwarder aumentou a densidade, microporosidade e a resistência do solo à penetração e reduziu o diâmetro médio geométrico, a porosidade total, a macroporosidade e a infiltração de água no solo. Não houve efeito da compactação sobre a produção de matéria seca de tronco e altura das plantas. A maior parte dos efeitos da compactação foi manifestada por apenas duas passadas do forwarder. Os efeitos da compactação ainda permaneciam no solo após 441 dias do trânsito do forwarder.

Keywords : densidade do solo; agregados estáveis em água; resistência do solo à penetração; porosidade; carbono orgânico; infiltração.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License