SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número6Funções de pedotransferência para a curva de resistência do solo à penetraçãoLixiviação de cátions favorecida pela presença de ânions inorgânicos e ácidos orgânicos de baixa massa molecular em solos adubados com camas de aviário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão impressa ISSN 0100-0683

Resumo

DIAS JUNIOR, Moacir de Souza; SILVA, Sérgio Ricardo; SANTOS, Nadívio Souza dos  e  ARAUJO-JUNIOR, Cezar Francisco. Avaliação da compactação do solo de dois argissolos causada pelas operações de colheita florestal. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2008, vol.32, n.6, pp. 2245-2253. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832008000600004.

O impacto do empilhamento da madeira na densidade do solo (Ds) e na pressão de preconsolidação (σp) e o do tráfego de um Harvester e de um Forwarder na profundidade dos sulcos e na Ds e σp, em dois Argissolos, foram avaliados neste estudo, cujo objetivo foi quantificar o limite acima do qual a compactação e a profundidade dos sulcos poderiam ocorrer sem causar degradação estrutural. O estudo foi realizado na cidade de Eunápolis, Bahia (16 º 23 ' 17 '' S, 39 º 10 ' 06 '' W; e 80 m de altitude), em dois Argissolos Amarelos distróficos (PAd2 e PAd3) cultivados com Eucalyptus. As avaliações envolveram quantificações dos impactos nos locais de empilhamento da madeira e na linha de tráfego das máquinas durante as operações de colheita e transporte da madeira. Os valores de pressão de preconsolidação e densidade do solo foram quantificados após uma passada do Harvester e oito, dezesseis e quarenta passadas de um Forwarder carregado completamente. Os limites foram estabelecidos com base na profundidade de sulcos e na percentagem dos valores de pressão de preconsolidação situados na região de compactação adicional definida nos modelos de capacidade de suporte de carga. A percentagem de amostras de solo com valores de pressão de preconsolidação na região de compactação adicional indicou que o PAd3 é mais suscetível à compactação do que o PAd2. Os níveis limitantes estabelecidos neste estudo, com base na pressão de preconsolidação e na profundidade de sulcos causada pelo tráfego de máquinas, indicaram um limite máximo de oito operações feitas com o Forwarder para o empilhamento da madeira para minimizar os efeitos da compactação do solo.

Palavras-chave : profundidade de sulcos; compactação do solo; operações de colheita.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês