SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue1Tanzania grass leaf absorption of ammonia volatilized from 15N-urea applied to soilMorphology and taxonomy classification of neossolos and saprolites derived from volcanic rock of the Serra Geral formation in Rio Grande do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

GUINDANI, Raquel Hermann Pötter; ANGHINONI, Ibanor  and  NACHTIGALL, Gilmar Ribeiro. DRIS na avaliação do estado nutricional do arroz irrigado por inundação. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2009, vol.33, n.1, pp. 109-118. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832009000100012.

O alto custo das adubações, a importância da nutrição mineral na produtividade e o nível de tecnologia adotado nas lavouras de arroz irrigado no sul do Brasil tornam relevante a utilização de técnicas de avaliação do estado nutricional, como a diagnose foliar. Entre os métodos para diagnóstico nutricional das plantas, destaca-se o Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS), que utiliza o conceito do balanço de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi estabelecer normas de referência DRIS e padrões nutricionais para a cultura do arroz irrigado por inundação. Foram utilizados resultados de análise foliar e de produtividade de 356 lavouras das diferentes regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul na safra 2005/2006. As amostragens foram feitas no estádio de florescimento da cultura. A população de alta produtividade foi determinada pela melhor correlação entre o Índice de Balanço Nutricional (IBN) e a produtividade, sendo ela a que atingiu produtividade > 9.000 kg ha-1. O cálculo das funções e índices DRIS baseou-se no método original de Beaufils. Os resultados indicaram que: a concentração dos nutrientes mostrou relação positiva com os respectivos índices DRIS; o IBN apresentou correlação negativa com a produtividade; a determinação do ponto de equilíbrio DRIS permitiu o estabelecimento de um padrão nutricional para o arroz irrigado por inundação; e o método DRIS, utilizando normas específicas para o Rio Grande do Sul, foi eficiente no diagnóstico nutricional do arroz irrigado por inundação.

Keywords : diagnose foliar; índice de balanço nutricional; padrão nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese