SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Performance and environmental impact of antibiotics in animal production in BrazilSoil shear strength under non-irrigated and irrigated short duration grazing systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

CAMARGO, Livia Arantes; MARQUES JUNIOR, José  and  PEREIRA, Gener Tadeu. Variabilidade espacial de atributos físicos de um argissolo sob diferentes curvaturas do relevo. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2010, vol.34, n.3, pp. 617-630. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832010000300003.

A influência das formas do relevo tem sido estudada por diversos autores e explica a variabilidade dos atributos do solo na paisagem. Os atributos físicos do solo são dependentes das formas do relevo, e a avaliação desses atributos é importante em sistemas mecanizados como o da cultura de cana-de-açúcar. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a variabilidade espacial dos atributos físicos de Argissolos desenvolvidos de arenito e cultivados com cana-de-açúcar bem como a relação desses com as curvaturas do relevo. Uma malha de dimensão de 100 x 100 m foi delimitada em uma área caracterizada pela forma convexa e outra em uma área caracterizada pela forma côncava. As malhas tinham espaçamento regular de 10 x 10 m, e os pontos de cruzamento desse espaçamento determinaram os pontos de coleta das amostras, num total de 121 pontos amostrais georreferenciados. Amostras foram coletadas para determinação dos atributos físicos: agregados, porosidade, densidade do solo, resistência à penetração e umidade nas profundidades 0,00-0,20 e 0,20-0,40 m. Foram realizadas análises estatísticas e geoestatísticas. Todos os atributos, com exceção dos agregados > 2 mm na profundidade de 0,00-0,20 m e dos macroporos nas duas profundidades, apresentaram diferença significativa entre as curvaturas. A área convexa apresentou os maiores valores de diâmetro médio ponderado, diâmetro médio geométrico, agregados > 2 mm, agregados de 2-1 mm, volume total de poros e umidade e os menores valores de densidade do solo e resistência à penetração nas duas profundidades estudadas, em relação à área côncava. A área côncava apresentou maior número de atributos do solo com maior variabilidade espacial.

Keywords : relação solo-paisagem; agregados; densidade do solo; porosidade; geoestatística; semivariograma.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English