SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6Caracterização morfoestrutural de solo sob tração mecânica e animal submetido a planta de coberturaAspectos da produtividade do feijão correlacionados com atributos físicos do solo sob elevado nível tecnológico de manejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão On-line ISSN 1806-9657

Resumo

MACHADO, Walquíria et al. Propriedades físicas de latossolo vermelho sob dois sistemas de colheita de cana-de-açúcar. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2010, vol.34, n.6, pp.1803-1809. ISSN 1806-9657.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832010000600004.

Este trabalho foi conduzido em Latossolo-Vermelho distrófico, sob cultivo de cana-de-açúcar, com o objetivo de avaliar o efeito de dois sistemas de manejo, com (CCQ - corte manual de cana queimada com carregamento mecânico) e sem queima (CSQ - colheita mecânica de cana picada, crua), sobre propriedades físicas do solo. Os dados foram comparados com os resultados do mesmo solo sob mata nativa. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com três tratamentos e 20 repetições. Foram determinadas a matéria orgânica, estabilidade de agregados, densidade e porosidade do solo, na profundidade de 0-0,20 m, e a resistência do solo à penetração. Após 15 anos de cultivo, constatou-se alteração do solo no sistema CCQ, evidenciada pela diminuição do diâmetro médio ponderado dos agregados estáveis em água e pelo aumento da densidade do solo. Foram também detectadas alterações significativas na porosidade total e distribuição de poros, devido às práticas de manejo nos dois sistemas de colheita. Valores críticos de resistência à penetração foram observados na área de cana mecanizada (CSQ), a 0,40-0,55 m de profundidade, sendo o valor (4,5 MPa) classificado como alto, podendo indicar compactação e restrição ao crescimento radicular. O manejo mecanizado foi o sistema que apresentou características do solo mais próximas às da área de mata nativa.

Palavras-chave : Saccharum officinarum; densidade do solo; porosidade; resistência do solo à penetração; estabilidade dos agregados.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons