SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número6Atributos químicos e microbianos do solo de áreas em processo de desertificação no semiárido de PernambucoLavagem do nitrogênio de resíduos de plantas C3 e C4 pela chuva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão On-line ISSN 1806-9657

Resumo

KASUYA, Maria Catarina Megumi et al. Caracterização morfológica e molecular de Pisolithus ocorrendo em plantações comerciais de eucaliptos no Brasil. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2010, vol.34, n.6, pp.1891-1898. ISSN 1806-9657.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832010000600013.

Dezoito basidiocarpos de Pisolithus foram coletados em plantações comerciais de Eucalyptus no Estado de Minas Gerais, no Brasil. Esses basidiocarpos foram caracterizados morfológica e molecularmente. Eles variaram na forma, cor e tamanho. Além disso, um deles foi encontrado abaixo do solo, sugerindo que seja um hipógeo. A principal característica morfológica distintiva foi a ornamentação dos esporos, que foram separados em dois grupos: um apresentou espículas curtas e eretas, e o outro, espículas longas e curvas. Eles foram identificados, respectivamente, como Pisolithus microcarpus e Pisolithus marmoratus, depois da análise do cladograma obtido pela relação filogenética baseada no espaçador interno transcrito (ITS) do DNA ribossomal nuclear desses isolados.

Palavras-chave : fungos ectomicorrízicos; análise filogenética; espaçador interno transcrito (ITS); DNA ribossomal nuclear; taxonomia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons