SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Modeling the water retention curve in Oxisols using the Double Van Genuchten EquationSelecting statistical models to study the relationship between soybean yield and soil physical properties índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

versión impresa ISSN 0100-0683

Resumen

PEREIRA, Fabiana de Souza et al. Qualidade física de um Latossolo Vermelho submetido a sistemas de manejo avaliado pelo Índice S. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.1, pp. 87-95. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000100008.

O monitoramento da qualidade do solo pelos atributos físicos é importante para a avaliação e manutenção da sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Um atributo indicador da qualidade do solo deve ser sensível às variações do manejo ao qual está sendo submetido. Este estudo teve como objetivo avaliar o parâmetro S como indicador da qualidade física do solo e a agregação de um Latossolo Vermelho distrófico, submetido a sistemas de manejo sem ou com a inclusão de plantas de cobertura em pré-safra durante 11 anos. Os tratamentos foram: sistema convencional (SC) e sistemas conservacionistas compostos por plantas de cobertura, crotalária (SDC), milheto (SDM) e lablabe (SDL). O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com quatro tratamentos e seis repetições; as camadas constituíram-se nas parcelas subdivididas. Os sistemas conservacionistas SDC, SDM e SDL apresentaram maior teor de matéria orgânica em relação ao SC nas camadas de 0 a 0,05 m. Maiores valores de diâmetro médio ponderado e geométrico dos agregados foram observados nos sistemas conservacionistas. O solo apresentou boa qualidade física determinada pelo índice S, com valores todos superiores a 0,035.

Palabras llave : atributos físicos; agregados; plantas de cobertura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués