SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue2Agronomic aspects of leguminous to green fertilization in the Cerrado of the High Jequitinhonha Valley author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

PEREIRA, Bruno Fernando Faria et al. Disponibilidade e acúmulo de cádmio por plantas de arroz e alface. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.2, pp. 645-654. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000200033.

Entre os elementos tóxicos, o Cd tem recebido atenção considerável por sua associação com diversos problemas de saúde humana. Objetivou-se com este estudo avaliar a disponibilidade de Cd no solo e seu acúmulo, taxa de transferência e toxidez em plantas de arroz e alface cultivadas em Latossolo Vermelho-Amarelo contaminado com esse elemento. Foram realizados dois experimentos simultâneos com a cultura da alface e do arroz. O delineamento adotado foi em blocos ao acaso; em cada experimento, foram avaliadas quatro doses de Cd (CdCl2), com quatro repetições: 0,0, 1,3, 3,0 e 6,0 mg kg-1, definidas com base nos valores orientadores de Cd no solo estabelecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). As doses de Cd aplicadas no solo aumentaram a concentração desse nutriente nele disponível (Mehlich-3, Mehlich-1 e DTPA) e diminuíram a produção de massa seca das plantas de alface e de arroz. Contudo, não foram observados sintomas de toxidez nas plantas. Os extratores Mehlich-1, Mehlich-3 e DTPA foram eficientes na predição das concentrações de Cd disponível no solo, bem como do teor e acúmulo de Cd nas partes vegetais. Os teores de Cd nos grãos de arroz permaneceram abaixo dos limites máximos estabelecidos para o consumo humano, conforme a legislação brasileira. Entretanto, para a alface, as concentrações de Cd verificadas na parte aérea excederam o limite tolerado.

Keywords : Lactuca sativa L; Oryza sativa L.; poluição do solo; extratores químicos; metais pesados; saúde humana.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English