SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Alterações estruturais de latossolos representativos da região do cerrado: I - relações entre propriedades físicas do solo e intervalo hídrico ótimoÓxidos de manganês em solos do quadrilátero ferrífero (MG) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão On-line ISSN 1806-9657

Resumo

SEVERIANO, Eduardo da Costa et al. Alterações estruturais de latossolos representativos da região do cerrado: II - comportamento compressivo do solo e modelagem da compactação adicional. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.3, pp.783-791. ISSN 1806-9657.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000300014.

Atualmente, há grande preocupação com o aumento das áreas agrícolas degradadas, o que, na maioria das vezes, está relacionado com a ocorrência da compactação do solo. Apesar de a composição granulométrica do solo ser reconhecidamente importante no comportamento compressivo deste, há carência de estudos que quantificam a sua influência na dinâmica estrutural dos Latossolos oxídicos da região do Cerrado. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações estruturais e o comportamento compressivo de Latossolos do município de Rio Verde, GO, por meio da modelagem da compactação adicional do solo. O estudo foi conduzido utilizando-se amostras de cinco Latossolos oxídicos muito contrastantes quanto à textura, sob diferentes condições de compactação do solo. Determinaram-se, a partir de amostras indeformadas coletadas no horizonte Bw dos solos, as curvas de retenção de água e de compressão do solo, bem como os modelos de capacidade de suporte de carga do solo. Os resultados indicaram que os Latossolos argilosos e muito argilosos estudados, comparativamente aos de textura média, apresentaram elevada suscetibilidade à compactação. As avaliações das curvas de compressão do solo, associadas a valores de densidade do solo de referência relacionados às funções edáficas do solo, permitem a determinação da pressão benéfica ( σb) em termos de retenção de água e da pressão crítica (σcrMAC) capaz de promover a redução da macroporosidade em níveis considerados críticos para o desempenho das funções edáficas do solo. Por sua vez, essas pressões são superiores à pressão de preconsolidação (σp) e, portanto, caracterizadas como compactação adicional dos Latossolos estudados. Com base no estudo de comportamento compressivo dos Latossolos, é possível concluir que o uso conjunto dos índices - pressão de preconsolidação, pressão benéfica e pressão crítica - permite melhor entendimento do processo de compactação dos Latossolos oxídicos.

Palavras-chave : pressão de preconsolidação; pressão benéfica; pressão crítica; degradação do solo; distribuição de partículas por tamanho.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons