SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Growth, nodulation and nitrogen fixation of cowpea in soils amended with composted tannery sludgeAssessment of mycorrhizal interaction in olive tree (Olea europea L.) cultivars author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

BALOTA, Elcio Liborio  and  AULER, Pedro Antonio Martins. Biomassa microbiana sob solo com diferentes sistemas de preparo e cultivo intercalar de coberturas permanentes em pomar de laranjeira. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 1873-1883. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000600004.

Tem sido sugerido que a área intercalar em pomar de laranjeira deve permanecer permanentemente protegida por espécies de cobertura vegetal, objetivando diminuir a erosão do solo e aumentar a sua fertilidade. No presente trabalho foram avaliadas as alterações na atividade microbiana devido os diferentes sistemas de preparo do solo e o cultivo intercalar de coberturas permanente em pomar de laranjeira. O experimento foi conduzido no noroeste do Paraná em um Argissolo Vermelho distrófico latossólico textura arenosa/média originado do arenito Caiuá, em área previamente ocupada por pastagem (Brachiaria humidicola). Foram estudados dois sistemas de preparo do solo (preparo convencional [PC] e preparo em faixa [PF]) e diferentes coberturas intercalar às plantas de laranjeira. Foi utilizada a laranjeira 'Pêra' (Citrus sinensis) enxertada em limoeiro 'Cravo' (Citrus limonia). As amostras de solo foram coletadas cinco anos após a instalação do experimento na profundidade de 0-15 cm sob a projeção da copa e na entrelinha nos seguintes tratamentos: (1) PC e cobertura vegetal com a leguminosa anual Calopogonium mucunoides; (2) PC e cobertura vegetal com a leguminosa perene amendoim forrageiro Arachis pintoi; (3) PC e cobertura vegetal com a gramínea mato-grosso ou batatais Paspalum notatum; (4) PC e cobertura com a vegetação espontânea da gramínea Brachiaria humidicola; (5) ST e cobertura com a manutenção da gramínea remanescente da pastagem, Brachiaria humidicola. O preparo do solo e as diferentes coberturas vegetais influenciaram a biomassa microbiana tanto na projeção da copa como na entrelinha. O cultivo de brachiaria aumentou o teor de C e N da biomassa microbiana, enquanto que a grama mato grosso aumentou o teor de P. A biomassa microbiana foi enriquecida com N e P devido às diferentes coberturas intercalares e aos teores de P no solo. A diminuição do revolvimento do solo aumentou a biomassa microbiana na entrelinha. O cultivo de gramíneas aumentou os teores de C, N e P da biomassa microbiana na entrelinha comparada com o cultivo de leguminosas.

Keywords : atividade microbiana; preparo do solo; ciclagem de nutrientes; manejo de pomar de Citros.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English