SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Soil microbial biomass under different management and tillage systems of permanent intercropped cover species in an orange orchardInfluence of crust formation under natural rain on physical attributes of soils with different textures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

VIEIRA, Vanessa Cristina Silva; MELLONI, Rogério  and  VIEIRA NETO, João. Avaliação da interação micorrízica em cultivares de oliveira (Olea europea L.). Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 1885-1892. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000600005.

A maioria dos estudos com oliveira no Brasil e no mundo tem sido direcionada à produção e ao manejo. Apesar da importância para o crescimento vegetal e resistência a estresses diversos, não há estudos sobre a ocorrência de associação micorrízica em oliveira, no Brasil. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a interação micorrízica em cultivares de oliveira na Fazenda Experimental de Maria da Fé - MG (FEMF - EPAMIG), a qual serve como ponto de partida na produção de inoculantes comerciais de fungos micorrízicos arbusculares para a cultura. Amostras de solo e de raízes de sete cultivares de oliveira foram coletadas para determinação do comprimento de micélio extrarradicular ativo e total e avaliação da percentagem e intensidade de colonização micorrízica, bem como da densidade e diversidade de esporos. Nas rizosferas das cultivares de oliveira, foram isoladas nove espécies de fungos micorrízicos: Acaulospora denticulata, Acaulospora scrobiculata, Acaulospora sp1, Acaulospora sp2, Entrophospora sp1, Gigaspora sp1, Glomus mosseae, Scutellospora pellucida e Scutellospora sp1. Os resultados comprovaram o micotrofismo da espécie. No entanto, não houve efeito das cultivares na distribuição dos propágulos de FMAs, os quais estiveram homogeneamente distribuídos nas diferentes rizosferas.

Keywords : fungo micorrízico arbuscular; micotrofismo; potencial de inóculo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese