SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Common bean grain yield and quality as affected by nitrogen sidedressing and leaf applicationNutrient extraction and exportation by potato cultivars: I - macronutrients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

PARIZ, Cristiano Magalhães et al. Decomposição da palhada de capins adubados com nitrogênio após o consórcio com a cultura do milho em sistema de integração lavoura-pecuária irrigado. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 2029-2037. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000600019.

A maior limitação para a sustentabilidade do sistema plantio direto no Cerrado é a pequena deposição e a rápida decomposição da palhada na superfície do solo entre o outono e a primavera, em razão dos déficits hídricos e das temperaturas elevadas. No ano agrícola de 2008/2009, em área irrigada por pivô central no município de Selvíria, Estado de Mato Grosso do Sul, objetivou-se avaliar a relação lignina/N total, a deposição de N, P e K sobre a superfície do solo e a decomposição da palhada dos capins Panicum maximum cv. Tanzânia, P. maximum cv. Mombaça, Brachiaria. brizantha cv. Marandu e B. ruziziensis em função da adubação nitrogenada no inverno/primavera, após o consórcio com a cultura do milho, num Latossolo Vermelho distroférrico em condições de Cerrado. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, constituído nas parcelas por oito consórcios da cultura do milho com os capins (semeado simultaneamente ou por ocasião da adubação nitrogenada de cobertura) e, nas subparcelas, pela ausência de adubação e por doses de 200, 400 e 800 kg ha-1 ano-1 de N aplicadas em cobertura na pastagem após o consórcio com a cultura do milho, na forma de ureia (parceladas em quatro épocas de corte no inverno/primavera), bem como pelo tempo de decomposição da palhada avaliada pelo método do "Litter Bag" (15, 30, 60, 90, 120 e 180 dias após o manejo mecânico com triturador horizontal de resíduos vegetais - triton). A adubação nitrogenada dos capins P. maximum cv. Tanzânia, P. maximum cv. Mombaça, B. brizantha cv. Marandu e B. ruziziensis após o consórcio com a cultura do milho na integração lavoura-pecuária sob sistema plantio direto irrigado mostrou-se uma alternativa tecnicamente viável na elevação do aporte de palhada e da quantidade de N, P e K depositada sobre a superfície do solo, necessária para a continuidade desse sistema, visto que a baixa relação lignina/N total da palhada, aliada às altas temperaturas, acelerou a sua decomposição, atingindo aproximadamente 30 % da quantidade inicial aos 90 dias após o manejo com triton.

Keywords : Brachiaria; Panicum maximum; relação lignina [N total]; sistema plantio direto; Zea mays L.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English