SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Nutrient extraction and exportation by potato cultivars: II - micronutrientsDRIS formulas for evaluation of nutritional status of cupuaçu trees author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

VALADAO, Franciele Caroline de Assis et al. Variação nos atributos do solo em sistemas de manejo com adição de cama de frango. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 2073-2082. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000600022.

A cama de frango constitui-se em adubo orgânico com boas características agronômicas, podendo ser bom condicionador das propriedades físicas do solo. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar alterações nas propriedades do solo em sistemas de plantio direto com adição de cama de frango. O estudo foi feito em três camadas (0-10, 10-20 e 20-30 cm) e três repetições, em Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico submetido a plantio direto contínuo nos últimos anos, com rotação principalmente de soja, milho, algodão e milheto. Os tratamentos foram: sistema com adubação mineral (S2), com adição de cama de frango crua (S3), com adição de cama de frango compostada (S4) e uma área não manejada de Cerrado nativo (S1). Os sistemas de manejo induziram em ordem crescente - S4, S2, S3 - à degradação dos atributos do solo em relação à vegetação nativa (S1), e isso foi quantificado pelos menores valores de carbono total, diâmetro e estabilidade de agregados, macroporosidade e condutividade hidráulica saturada e pelos maiores valores de densidade e resistência do solo à penetração e microporosidade. A cama de frango crua revelou-se mais vantajosa na disponibilidade de nitrogênio total e menos eficiente em garantir a qualidade física do solo. A cama de frango compostada proporcionou atributos mais semelhantes às condições naturais.

Keywords : resíduo orgânico de avicultura; composto de aviário; propriedades físicas do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese