SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6DRIS formulas for evaluation of nutritional status of cupuaçu treesPhysical properties and organic carbon of an oxisol affected by different land use and soil management systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

SARTO, Marcos Vinicius Mansano; STEINER, Fábio  and  LANA, Maria do Carmo. Avaliação de extratores de micronutrientes em solos do Paraná. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 2093-2103. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000600024.

No Brasil, diversos extratores químicos são utilizados na determinação de micronutriente disponível para as plantas, destacando-se soluções ácidas diluídas e quelatantes. Neste trabalho, objetivou-se avaliar os extratores HCl 0,1 mol L-1, Mehlich-1, Mehlich-3 e DTPA, para análise dos micronutrientes Cu, Zn, Fe e Mn em solos do Estado do Paraná. Amostras de 12 solos coletadas da camada de 0-20 cm de profundidade foram cultivadas com plantas de trigo (Triticum aestivum) por 42 dias e, em sequência, com plantas de feijão (Phaseolus vulgaris) por 38 dias após a emergência. No final de cada cultivo foram coletadas amostras do solo. Todos os extratores testados para avaliar a disponibilidade de Cu, Zn, Fe e Mn correlacionaram entre si. Os extratores HCl, Mehlich-3 e DTPA apresentaram eficiência semelhante na avaliação da disponibilidade de Cu às plantas, já o Mehlich-1 foi menos eficiente em estimar a disponibilidade desse elemento. Os extratores HCl, Mehlich-1 e Mehlich-3 foram menos eficientes para estimar a disponibilidade de Zn e Fe para as plantas, sendo o DTPA o extrator mais indicado para tal. Os extratores HCl, Mehlich-1, Mehlich-3 e DTPA mostraram eficiência semelhante na avaliação da disponibilidade de Mn para as plantas em solos do Paraná.

Keywords : análise do solo; correlação; cobre; zinco; ferro; manganês.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English