SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Interril erosion from area under burned and green sugarcane harvested by hand and mechanicallySoil erosion resistance in ravines in a sandy clay loam oxisol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

ZOLIN, Cornélio Alberto et al. Minimização da erosão em função do tamanho e localização das áreas de floresta no contexto do programa "conservador das águas". Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 2157-2166. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000600030.

Com os crescentes conflitos de uso da água no Brasil, a implantação de políticas para a mitigação desses problemas tornou-se crucial. Nesse sentido, o conceito de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) tem se difundido ao redor do mundo e, consequentemente, no Brasil. O município de Extrema, em Minas Gerais, implantou a primeira iniciativa municipal brasileira de PSA, conhecida como programa "Conservador das Águas". Neste trabalho, objetivou-se avaliar a perda de solo na sub-bacia das Posses, onde se iniciou o programa "Conservador das Águas", visando determinar a potencialidade que o conceito adotado nesse programa terá para a conservação do solo e otimizar o provimento desse serviço ambiental em função do tamanho e da localização da área de floresta. Quatorze diferentes cenários de uso e cobertura do solo foram analisados, utilizando-se um Sistema de Informações Geográficas e a Revised Universal Soil Loss Equation. A expectativa de perda de solo na sub-bacia das Posses antes e após a implementação do programa "Conservador das Águas" foi de 30,63 e 7,06 Mg ha-1 ano-1, respectivamente. A otimização da conservação do solo pode ser feita adotando-se práticas conservacionistas na pastagem e alocando-se a área de floresta de maneira mais otimizada.

Keywords : água; bacia hidrográfica; programa conservador das águas; sustentabilidade; conservação do solo; produção de sedimentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese