SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Multivariate analysis and spatial variability to estimate soil erodibility of an anfisolMorphology and stability of soil aggregates in a red yellow argisol under different management long-term and secondary atlantic forest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

CALONEGO, Juliano Carlos; BORGHI, Emerson  and  CRUSCIOL, Carlos Alexandre Costa. Intervalo hídrico ótimo e compactação do solo com cultivo consorciado de milho e braquiária. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2011, vol.35, n.6, pp. 2183-2190. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832011000600033.

O cultivo consorciado entre a espécie forrageira e a cultura produtora de grãos garante a produção de forragem no outono-inverno, além de palha para cobertura do solo em sistema semeadura direta. O aporte de matéria seca radicular no perfil do solo possibilita a melhoria da qualidade estrutural do solo. Objetivou-se com este experimento verificar as alterações nos atributos físicos e físico-hídricos do solo com o cultivo de milho solteiro e consorciado com Brachiaria brizantha. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Lageado (UNESP, Botucatu-SP), entre os anos agrícolas de 2002/2003 e 2003/2004. Foram coletadas amostras com estrutura preservada de solo, por meio de anéis volumétricos, nas camadas de 0 a 20 e 20 a 40 cm de profundidade, em trincheiras abertas em parcelas cultivadas com milho e mantidas em pousio na entressafra, bem como em parcelas cultivadas com milho consorciado com B. brizantha na linha de semeadura, mantendo a forrageira para pastagem após a colheita do milho. A partir dessas amostras, foi avaliado o Intervalo Hídrico Ótimo (IHO), por meio de curvas de resistência à penetração e de retenção de água, em amostras com diferentes densidades do solo. O cultivo solteiro de milho na safra de verão é suficiente para melhorar as características físicas e estruturais do solo na camada de 0 a 20 cm. O cultivo de braquiária em consórcio com o milho por dois anos consecutivos melhora as condições físicas e estruturais do solo na camada de 20 a 40 cm, com redução da resistência mecânica à penetração e aumento da densidade crítica do solo.

Keywords : integração lavoura-pecuária; Zea mays; Brachiaria brizantha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese