SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Intervalo hídrico ótimo como indicador de melhoria da qualidade estrutural de latossolo degradadoModelagem da resistência do solo à penetração para um latossolo sob sistema de semeadura direta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão impressa ISSN 0100-0683

Resumo

BLAINSKI, Éverton; TORMENA, Cássio Antonio; GUIMARAES, Rachel Muylaert Locks  e  NANNI, Marcos Rafael. Qualidade física de um latossolo sob plantio direto influenciada pela cobertura do solo. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2012, vol.36, n.1, pp. 79-87. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832012000100009.

Estratégias de manejo para melhorar e manter a qualidade física do solo (QFS) são fundamentais para a sustentabilidade de sistemas agrícolas. O intervalo hídrico ótimo (IHO) é um indicador de QFS, definido pela faixa de teor de água menos limitante às plantas. Para uma adequada QFS às plantas, os teores de água do solo deveriam ser mantidos nos limites do IHO. Nesse contexto, a cobertura do solo pelos restos culturais pode contribuir com a QFS via aumento na frequência com que θ permanece no IHO (Fdentro). O objetivo deste estudo foi determinar o IHO em um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado com a cultura da soja em sistema de plantio direto, bem como avaliar a Fdentro em função de diferentes quantidades de resíduos de aveia (0, 3, 6, 9 e 12 Mg ha-1). O IHO apresentou relação inversa com a densidade do solo (Ds). Com o estreitamento do IHO, foi observada redução da Fdentro, independentemente da quantidade de resíduos sobre o solo. Por sua vez, o aumento da quantidade de resíduos de aveia sobre o solo proporcionou incremento nos valores de Fdentro, independentemente da posição de amostragem. O efeito benéfico do aumento da quantidade dos resíduos de aveia sobre a Fdentro foi dependente da amplitude do IHO. Com o aumento da Ds e redução do IHO, o incremento da massa de resíduos sobre o solo não refletiu em aumento da Fdentro ou da QFS, principalmente em Ds próximas à considerada crítica.

Palavras-chave : plantio direto; qualidade física do solo; restos culturais; intervalo hídrico ótimo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português