SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Physical properties of an oxisol in an integrated crop-livestock systemAmmonia losses estimated by an open collector from urea applied to sugarcane straw author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

CARMONA, Felipe de Campos; ANGHINONI, Ibanor  and  CAO, Eduardo Giacomelli. Dinâmica do amônio e do pH na solução de solos com diferentes níveis de salinidade, cultivados com arroz irrigado. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2012, vol.36, n.2, pp. 401-409. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832012000200009.

O arroz no Rio Grande do Sul é cultivado sob alagamento, o que causa uma série de alterações químicas, físicas e biológicas no ambiente radicular, ocasionando efeitos sobre a disponibilidade de amônio trocável (NH4+) e a acidez da solução do solo. Essa dinâmica pode ser influenciada também pela salinidade do solo, um problema comum na região costeira do Estado. Este trabalho teve como objetivo avaliar as alterações do NH4+ trocável e do pH e a relação entre ambos na solução de um Planossolo Háplico com diferentes níveis de salinidade, cultivado com arroz irrigado. O trabalho foi realizado a campo, em solos com percentagem de sódio trocável (PST) de 5,6, 9,0, 21,2 e 32,7 %. Previamente ao alagamento das áreas experimentais, instalaram-se coletores de solução do solo nas profundidades de 5, 10 e 20 cm. Realizaram-se coletas semanais de solução entre 7 e 91 dias após o alagamento (DAA), sendo analisados os teores de NH4+ trocável e o pH. Foi feita a coleta de plantas aos 77 DAA, para determinação da absorção de N e estimativa da contribuição de outras fontes desse nutriente na nutrição do arroz. Os teores de NH4+ trocável diminuíram ao longo do tempo em todos os locais e profundidades, sendo essa diminuição mais acentuada nos menores níveis de salinidade, com valores próximos a zero. Houve possível contribuição de formas não trocáveis de NH4+ e provenientes da matéria orgânica do solo na nutrição das plantas. Já o pH diminuiu com o tempo nos solos com PST de 5,6 e 9,0 %, correlacionando-se positivamente com a diminuição dos teores de NH4+ nesses locais.

Keywords : nitrogênio; acidez; percentagem de sódio trocável.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English