SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Qualidade física de um Latossolo Vermelho cultivado com soja submetido a níveis de compactação e de irrigaçãoVariações do carbono orgânico dissolvido e de atributos físicos do solo sob diferentes sistemas de uso da terra na Amazônia central índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão On-line ISSN 1806-9657

Resumo

RODRIGUES, Marcos Sales; CORA, José Eduardo  e  FERNANDES, Carolina. Relação espacial entre atributos do solo e produtividade de milho em sistema de semeadura direta. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2012, vol.36, n.2, pp.599-609. ISSN 1806-9657.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832012000200029.

Atributos do solo desempenham papel importante na variabilidade espacial da produtividade da cultura. Entretanto, o que se observa, geralmente, é uma baixa correlação espacial entre mapas de produtividade e mapas de atributos do solo. O objetivo deste trabalho foi estudar o padrão de distribuição espacial dos atributos do solo e da produtividade de milho e sua relação de causa e efeito, quando avaliados em semelhante intensidade amostral. Foi utilizada uma malha amostral de 100 pontos referenciados na área experimental. Os pontos foram espaçados em intervalos regulares de 10 m ao longo de quatro transeções de 250 m, espaçadas em 4,5 m. Os pontos formaram um retângulo com quatro colunas e 25 linhas. Portanto, cada célula amostral foi composta de cinco linhas da cultura com 10 m, totalizando uma área de 45 m2 cada, onde o ponto referenciado foi considerado o centro da célula. As amostras foram coletadas nas profundidades de 0-0,1 e 0,1-0,2 m. Foram avaliados atributos físicos e químicos do solo. Realizou-se a análise estatística descritiva dos dados e geoestatística. A produtividade de milho e os atributos do solo apresentaram dependência espacial. A hipótese deste estudo foi confirmada: quando a intensidade amostral dos atributos do solo é semelhante àquela da produtividade da cultura, é observada correlação entre os padrões de distribuição espacial de atributos do solo e produtividade da cultura. Os padrões de distribuição espacial dos atributos do solo explicaram 65 % do padrão de distribuição espacial da produtividade do milho. Os padrões de distribuição espacial dos teores de argila e da porcentagem de saturação por bases foram os que melhor explicaram o padrão de distribuição espacial da produtividade do milho.

Palavras-chave : geoestatística; agricultura de precisão; intensidade de amostragem do solo; correlação espacial; Zea mays.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons