SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Effect of cropping systems on biological properties and organic matter dynamics of Yellow Oxisols in the Cerrado region of Piauí, BrazilOnion yield and bulb conservation as affected by rates and splitting of side-dressed nitrogen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

MAIA, Celsemy Eleutério. Época de amostragem foliar para diagnóstico nutricional em bananeira. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2012, vol.36, n.3, pp. 859-864. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832012000300016.

A relação entre a produtividade e a concentração dos nutrientes na planta é a premissa para o uso da análise foliar como critério diagnóstico. Existem vários métodos de diagnóstico que utilizam a análise de tecidos vegetais, e estes desempenham papel fundamental na definição e interpretação do estado nutricional da planta; entretanto, é importante entender que a concentração do nutriente na planta muda durante o ciclo da cultura, tendo de ser padronizada a melhor época para amostragem do tecido vegetal. O objetivo do presente trabalho foi determinar a melhor época de amostragem foliar para a cultura da banana, com base no critério de que o melhor momento é observado quando houver menor efeito da concentração e diluição dos nutrientes nas folhas e que seria quando a relação entre taxas de crescimento relativo de matéria seca e da absorção de nutrientes for igual a 1. Modelando dados da cultura da banana, conclui-se que a melhor época de amostragem foliar da bananeira para avaliação do estado nutricional varia de acordo com o nutriente considerado; contudo, para padronização, os dados indicaram que a amostragem deve ser feita seis meses após o plantio.

Keywords : efeito da diluição; efeito da concentração; amostragem foliar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese