SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Rice growth and yield at different Nitrate-Ammonium ratiosApplication of alkaline waste from pulp industry to acid soil with pine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

CARVALHO, Vinícius Gedeão Bezerra de; NASCIMENTO, Clístenes Williams Araújo do  and  BIONDI, Caroline Miranda. Potencial de fertilizantes e corretivos no aporte de micronutrientes ao solo. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2012, vol.36, n.3, pp. 931-938. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832012000300023.

Fertilizantes e corretivos, ao serem aplicados nos solos, fornecem micronutrientes como impurezas residuais da sua fabricação, os quais podem ser importantes fontes para as culturas. Em decorrência disso, o objetivo deste trabalho foi quantificar os teores dos micronutrientes Zn, Cu, Fe, Mn e Ni em fertilizantes e corretivos comercializados no Nordeste brasileiro, visando avaliar o potencial desses insumos no fornecimento indireto de micronutrientes às culturas agrícolas. Os insumos analisados neste estudo (24 amostras de fertilizantes e 26 de corretivos) foram coletados nos Estados da Bahia e Pernambuco pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e digeridos pelo método 3051A (USEPA, 1998). As determinações dos micronutrientes foram feitas por espectrofotometria de absorção atômica. Amostras de fertilizante SRM 695 (National Institute of Standards and Technology - NIST) e spikes foram adicionadas para controle de qualidade das análises. Os fertilizantes fosfatados, em geral, apresentaram maiores teores de micronutrientes do que os demais produtos testados. Os fertilizantes e corretivos avaliados representam uma fonte de micronutrientes ao solo que não pode ser desprezada. No entanto, a real disponibilidade desses elementos aportados ao solo necessita ser avaliada em estudos com plantas, pois fatores como solubilidade dos insumos, absorção pelas culturas, reações com o solo e perdas por precipitação e lixiviação devem ser considerados.

Keywords : elementos-traço; fertilizantes fosfatados; calcário; metais pesados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese