SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Rice growth and yield at different Nitrate-Ammonium ratiosApplication of alkaline waste from pulp industry to acid soil with pine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

CARVALHO, Vinícius Gedeão Bezerra de; NASCIMENTO, Clístenes Williams Araújo do  and  BIONDI, Caroline Miranda. Potencial de fertilizantes e corretivos no aporte de micronutrientes ao solo. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2012, vol.36, n.3, pp. 931-938. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832012000300023.

Fertilizantes e corretivos, ao serem aplicados nos solos, fornecem micronutrientes como impurezas residuais da sua fabricação, os quais podem ser importantes fontes para as culturas. Em decorrência disso, o objetivo deste trabalho foi quantificar os teores dos micronutrientes Zn, Cu, Fe, Mn e Ni em fertilizantes e corretivos comercializados no Nordeste brasileiro, visando avaliar o potencial desses insumos no fornecimento indireto de micronutrientes às culturas agrícolas. Os insumos analisados neste estudo (24 amostras de fertilizantes e 26 de corretivos) foram coletados nos Estados da Bahia e Pernambuco pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e digeridos pelo método 3051A (USEPA, 1998). As determinações dos micronutrientes foram feitas por espectrofotometria de absorção atômica. Amostras de fertilizante SRM 695 (National Institute of Standards and Technology - NIST) e spikes foram adicionadas para controle de qualidade das análises. Os fertilizantes fosfatados, em geral, apresentaram maiores teores de micronutrientes do que os demais produtos testados. Os fertilizantes e corretivos avaliados representam uma fonte de micronutrientes ao solo que não pode ser desprezada. No entanto, a real disponibilidade desses elementos aportados ao solo necessita ser avaliada em estudos com plantas, pois fatores como solubilidade dos insumos, absorção pelas culturas, reações com o solo e perdas por precipitação e lixiviação devem ser considerados.

Keywords : elementos-traço; fertilizantes fosfatados; calcário; metais pesados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese