SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Duration-frequency relationships of heavy rainfall in Santa Catarina, BrazilMultivariate analysis methods for the establishment of background levels of trace elements in soils of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

SEVERINO, Matheus da Rocha  and  SILVA, Paulo Marcos da. Taxa de degradação de ametrina em quatro solos brasileiros: indicativo do comportamento ambiental. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2012, vol.36, n.3, pp. 1023-1030. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832012000300032.

O crescimento da demanda global por alimentos juntamente com as exigências do mercado - não só relacionados à qualidade, mas também à diversidade - estão levando ao aumento do uso de agrotóxicos nas lavouras. Nesse contexto, a busca de informações e tecnologias para reduzir riscos ambientais associados ao uso de pesticidas tem papel importante. Estudos de laboratório têm fornecido indicações sobre o comportamento de pesticidas em solos, porém indicações sobre a identidade e a toxidez dos metabólitos formados são raras. O presente estudo avaliou o comportamento da ametrina em solos brasileiros, e a identidade e quantidade de dois metabólitos principais foram determinadas. Maior quantidade de radioatividade foi detectada nos extratos dos solos, indicando que a formação de resíduos ligados ocorreu apenas em pouca extensão, o que pode representar risco ambiental. Valores de DT50 foram menores nos solos com mais matéria orgânica.

Keywords : ametrina; comportamento ambiental de pesticidas; avaliação de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese