SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Urea coated with oxidized charcoal reduces ammonia volatilizationNitrogen balance in soil under eucalyptus plantations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683

Abstract

ROSOLEM, Ciro Antonio; DEUS, Angélica Cristina Fernandes; MARTINS, Priscila Oliveira  and  LELES, Érica Pontes. Acúmulo e distribuição de boro em cultivares de algodão. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2012, vol.36, n.4, pp. 1231-1238. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-06832012000400017.

O algodoeiro é responsivo à adubação boratada, porém há poucas e controversas observações a respeito da mobilidade do nutriente dentro da planta. Este trabalho teve por objetivo avaliar a translocação e o acúmulo de boro (B) em cultivares de algodão. Quatro cultivares de algodão (FM 993, FM 910, FMT 701 e FMT 523) foram cultivadas em duas concentrações de B (0 e 4,5 mmol L-1) na solução nutritiva, em vasos com capacidade de 8 L preenchidos com areia lavada, por seis semanas. Os vasos receberam solução nutritiva uma vez por semana. Em seguida, as plantas foram amostradas durante quatro semanas consecutivas, determinando-se a matéria seca e acúmulo total de B nas raízes e na parte aérea, a distribuição e acúmulo de B nos tecidos da planta e o teor e acúmulo de B nas folhas em diferentes nós da haste principal. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 2, com parcelas subdivididas no tempo (semanas de amostragem), com quatro repetições. As cultivares FM 993 e FMT 523 alcançaram maior produção de matéria seca e acúmulo de B na raiz. Plantas cultivadas sem deficiência de B acumulam mais de 50 % do B nas folhas, ao passo que, em plantas sem aplicação do micronutriente, o B se encontra em maior proporção nas raízes e no caule. Não há evidência de translocação de B em diferentes cultivares de algodão, mesmo quando cultivadas em deficiência desse nutriente.

Keywords : Gossypium hirsutum L.; deficiência de boro; nutrição mineral; micronutriente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese