SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1USO DE SEMIVARIOGRAMAS ESCALONADOS NO PLANEJAMENTO AMOSTRAL DE ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM AMBIENTES NA REGIÃO SUL DO AMAZONASVARIABILIDADE ESPACIAL E VITALIDADE DE NINHOS EPÍGEOS DE TÉRMITAS EM PASTAGENS DE MATO GROSSO DO SUL, BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão impressa ISSN 0100-0683

Resumo

SILVA, Andréa Scaramal da et al. ATRIBUTOS MICROBIOLÓGICOS DO SOLO EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2015, vol.39, n.1, pp.40-48. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/01000683rbcs20150185.

O sistema de integração lavoura-pecuária (ILP) tem se evidenciado como alternativa viável para a recuperação e manutenção das características do solo. Este estudo foi desenvolvido em um experimento de ILP conduzido pelo Instituto Agronômico do Paraná no município de Xambrê, PR, com diferentes intensidades de pastejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o carbono da biomassa microbiana (CBM) e a atividade enzimática no solo, em sistema de integração lavoura-pecuária com soja cultivada no verão e Brachiaria ruziziensis no inverno, sendo esta submetida a diferentes intensidades de pastejo. Os tratamentos constaram de diferentes alturas de pasto e intensidades de pastejo: 10; 20; 30; e 40 cm (IP-10, IP-20, IP-30 e IP-40, respectivamente) e uma área sem pastejo (SP). Os atributos microbiológicos analisados foram CBM, respiração microbiana (RM), quociente metabólico (qCO2), atividade das enzimas fosfatase ácida, β-glucosidase, arilsulfatase, celulase e hidrólise do diacetato de fluoresceína (FDA). Após o segundo ciclo da pastagem, o tratamento IP-20 (intensidade moderada de pastejo 20 cm) apresentou os maiores teores de CBM e os menores de qCO2. Após o segundo ciclo da soja, o tratamento com maior intensidade de pastejo IP-10 demonstrou o menor teor de CBM. Os teores de CBM do solo na pastagem foram favorecidos pela inserção dos animais no sistema. A alta intensidade de pastejo (10 cm de altura da pastagem) durante o ciclo da pastagem pode provocar redução no C microbiano do solo, com efeito negativo sobre a mesma na cultura sucessora. Entre as enzimas avaliadas, somente a arilsulfatase e celulase foram sensíveis para avaliar o manejo ILP, com diferenças entre os tratamentos com intensidade moderada de pastejo (IP-20) e a área sem pastejo.

Palavras-chave : microbial carbon; microbial respiration; acid phosphatase; β-glucosidase; arylsuphatase; fluorescein diacetate hydrolysis; carbono microbiano; respiração microbiana; fosfatase ácida; β-glucosidase; arilsulfatase; hidrólise do diacetato de fluoresceína.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )