SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2INTERNAL STRUCTURE OF A VERMICULAR IRONSTONE AS DETERMINED BY X-RAY COMPUTED TOMOGRAPHY SCANNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683On-line version ISSN 1806-9657

Abstract

NOVOTNY, Etelvino Henrique; MAIA, Claudia Maria Branco de Freitas; CARVALHO, Márcia Thaís de Melo  and  MADARI, Beáta Emöke. BIOCHAR: CARBONO PIROGÊNICO PARA USO AGRÍCOLA - UMA REVISÃO CRÍTICA. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.321-344. ISSN 0100-0683.  https://doi.org/10.1590/01000683rbcs20140818.

O biocarvão (biomassa carbonizada para uso agrícola) tem sido usado como condicionador do solo em todo o mundo, e essa tecnologia é de especial interesse para o Brasil, uma vez que tanto a "inspiração", que veio das Terras Pretas de Índios da Amazônia, como o fato de o Brasil ser o maior produtor mundial de carvão vegetal, com a geração de importante quantidade de resíduos na forma de finos de carvão e diversas biomassas residuais, principalmente da agroindústria, como bagaço de cana, resíduos das indústrias de madeira, papel e celulose, biocombustíveis, lodo de esgoto etc. Na última década, diversos estudos com biocarvão têm sido realizados e atualmente uma vasta literatura e excelentes revisões estão disponíveis. Objetivou-se aqui não fazer uma revisão bibliográfica exaustiva, mas sim uma revisão crítica para apontar alguns destaques na pesquisa sobre biochar. Para isso, foram selecionados alguns temas-chave considerados críticos e relevantes e fez-se um "condensado" da literatura pertinente, mais para orientar as pesquisas e tendências do que um mero olhar para o passado.

Keywords : condicionadores de solos; sequestro de carbono; gases do efeito estufa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )