SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4PROPRIEDADES MECÂNICAS E PERMEABILIDADE AO AR EM TOPOSSEQUÊNCIA ARGISSOLO-GLEISSOLO: VARIAÇÃO NO PERFIL E EFEITO DE COMPRESSÃOELEMENTOS-TRAÇO EM ÁREAS DE VEGETAÇÃO NATIVA E AGRICULTURA INTENSIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO DETERMINADOS POR FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X POR REFLEXÃO TOTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão impressa ISSN 0100-0683versão On-line ISSN 1806-9657

Resumo

ORTIGARA, Cícero et al. MODELAGEM DA CAPACIDADE DE SUPORTE DE CARGA EM RAZÃO DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO À PENETRAÇÃO. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.1036-1047. ISSN 0100-0683.  http://dx.doi.org/10.1590/01000683rbcs20140732.

A estimativa da capacidade de suporte de carga do solo a partir de modelos matemáticos que relacionam a pressão de preconsolidação (σp), a resistência mecânica do solo à penetração (RP) e o conteúdo gravimétrico de água do solo (U) é importante na definição de estratégias para prevenção da compactação de solos agrícolas. Portanto, objetivou-se modelar a σp e o índice de compressão (IC) em função da RP (em campo com penetrômetro de impacto e em laboratório com penetrômetro digital de bancada) e do U em um Latossolo Vermelho. O experimento foi composto por seis tratamentos: sistema plantio direto (SPD); SPD com escarificação; e SPD com compactação adicional pelo tráfego de uma colhedora por 4, 8, 10 e 20 passadas. Os valores de densidade do solo, porosidade total, RP (no campo e no laboratório), U, σp e IC foram determinados nas camadas de 5,5-10,5 cm e 13,5-18,5 cm. A modelagem da σp e do IC foi realizada em função da RP em diferentes U. A σp aumentou e o IC diminui linearmente com incremento nos valores de RP. As relações entre σp e RP e IC e RP são influenciadas pelo U. A partir dessas relações, é possível estimar a capacidade de suporte de carga e a suscetibilidade do solo à compactação por meio das leituras de RP, avaliadas em diferentes U.

Palavras-chave : Latossolo Vermelho distroférrico; sistema plantio direto; tráfego de máquinas; compactação do solo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )