SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4ORGANIC MATTER FRACTIONS IN A QUARTZIPSAMMENT UNDER CULTIVATION OF IRRIGATED MANGO IN THE LOWER SÃO FRANCISCO VALLEY REGION, BRAZILMINERAL RESERVES OF K DETERMINED BY DIFFERENT METHODS IN SUBTROPICAL ARGISSOLOS SOILS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683On-line version ISSN 1806-9657

Abstract

NOVAIS, Sarah Vieira et al. DESGASTE DOS EXTRATORES MEHLICH-1 E FOSFATO MONOCÁLCICO COMO VARIÁVEL DO P-REMANESCENTE E SUA RELAÇÃO COM OS NÍVEIS CRÍTICOS DE FÓSFORO E DE ENXOFRE NOS SOLOS. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.1079-1087. ISSN 0100-0683.  https://doi.org/10.1590/01000683rbcs20140551.

O extrator Mehlich-1 (M-1), assim como o Fosfato Monocálcico em ácido acético (FMCa), tem na acidez e na troca de ligantes - seja do sulfato do extrator pelo fosfato do solo ou do fosfato do extrator pelo sulfato do solo - os mecanismos de extração do P e do S disponíveis. Em solos argilosos, com maior poder de adsorção de P, ou menor valor de P-remanescente (P-rem), o que corresponde a solos com maior Poder-Tampão de Fosfato (PTF), mais tamponados para a acidez, o pH inicialmente baixo dos extratores é, durante o seu contato com o solo, aumentado em direção àquele do solo, e o sulfato do M-1 ou o fosfato do FMCa é adsorvido por sítios de adsorção ocupados ou não por esses ânions. Tal fato faz com que o extrator perca seu poder de extração, fenômeno conhecido como desgaste de extrator, objetivo de estudo deste trabalho. Escolheram-se 20 amostras de solos, de modo a cobrir a faixa do P-rem (0 a 60 mg L-1). Como medida do PTF, foi utilizado o P-rem. Os teores de P e de S disponíveis das amostras dos solos pelo M-1 e FMCa, de demais nutrientes e de matéria orgânica (MO) foram determinados. Para a determinação do desgaste dos extratores, após o período de repouso, foram medidos o pH e os teores de P e de S em ambos os extratos-solos. Houve efeito pouco expressivo, embora significativo, do desgaste da acidez dos extratores M-1 e FMCa com a diminuição do valor de P-rem. Observou-se para o M-1 um modelo linear plateau para desgaste descontínuo do teor do P, com a diminuição da concentração do P-rem ou aumento do PTF, sugerindo que se deve adotar um modelo também descontínuo para a interpretação do P-disponível de solos com diferentes valores de P-rem. Entretanto, observou-se resposta linear-contínua entre as variáveis P no extrato-solo e P-rem para o extrator FMCa, o que evidenciou desgaste crescente desse extrator com o aumento do PTF do solo, indicando a validade da relação linear entre o S disponível do solo e o PTF, estimado pelo P-rem, como atualmente adotada.

Keywords : adsorção de P; adsorção de S; nutriente disponível; poder-tampão de fosfato; extrator.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )