SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue6Nodulations and Grain Yields of Common Beans in Response to Nitrogen Fertilization or Seed Inoculation with Rhizobium FreireiCROP RESIDUE DECOMPOSITION AND NUTRIENT MINERALIZATION IN SOIL WITH DIFFERENT TEXTURES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciência do Solo

Print version ISSN 0100-0683On-line version ISSN 1806-9657

Abstract

PIMENTEL, Leonardo Duarte et al. Efeito de Doses Crescentes de Nitrogênio e Potássio no Desenvolvimento Inicial da Macaúba. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2015, vol.39, n.6, pp.1671-1680. ISSN 0100-0683.  https://doi.org/10.1590/01000683rbcs20140352.

A exploração econômica da macaúba [Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart.] está passando por processo de transição do extrativismo para cultivos agronômicos, o que requer estudos com adubação para a cultura. Objetivaram-se avaliar a resposta de três acessos de macaúba a doses crescentes de nitrogênio e potássio, cultivados até o segundo ano no campo; e obter um referencial para os teores de nutrientes minerais na folha. O experimento foi montado em parcelas subdivididas, no delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos principais nas parcelas (doses de N e K) e três tratamentos secundários nas subparcelas (acessos), com três repetições, cada parcela contendo três plantas. Ao final do segundo ano de cultivo, foram avaliados: altura de plantas, número de folhas, vigor e teores de nutrientes minerais nos tecidos foliares. Observou-se resposta diferenciada entre os acessos avaliados, indicando que existem genótipos mais eficientes no uso dos insumos minerais. Houve resposta diferenciada e positiva a doses crescentes de adubação com N e K em cobertura no desenvolvimento vegetativo de acessos de macaúba até o segundo ano de cultivo no campo, indicando que há variabilidade na espécie quanto à eficiência nutricional. A dose de fertilização com N e K correspondente a 360 g de N + 480 g de K2O por planta, aplicada em quatro parcelamentos durante os dois anos iniciais do cultivo, foi insuficiente para alcançar o desenvolvimento vegetativo máximo dos três acessos de macaúba avaliados. Não houve variação nos teores de macro e micronutrientes na matéria seca das folhas de macaúba dos três acessos avaliados.

Keywords : Acrocomia aculeata; adubação de cobertura; cultivo agrícola; teor de nutriente mineral na folha.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )