SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número106A mulher, a criança e seus direitosRaízes da historiografia educacional brasileira (1881-1922) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Resumo

KRAMER, Sonia. Leitura e escrita de professores em suas histórias de vida e formação. Cad. Pesqui. [online]. 1999, n.106, pp. 129-157. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000100007.

Este artigo apresenta pesquisa sobre narrativa, experiências de leitura/escrita e memória de professores. Baseado na teoria crítica da cultura e da modernidade, em especial em Walter Benjamin, procura conhecer práticas de leitura e escrita de professores e compreender como foi construída - ao longo de suas trajetórias - sua relação com a escrita e de que forma tal relação influencia a prática escolar. Discute questões de natureza teórico-metodológica; apresenta as etapas da pesquisa, seus desafios e os principais achados, tratando do período exploratório (entrevistas com professores de pré-escola e 1as séries do 1º grau) e da investigação (entrevistas com professores que atuaram nas décadas de 20/30/40 e 50/60); e sintetiza o ensaio que vem sendo feito a partir de acervo de fotografias de situações de leitura e escrita captadas no cotidiano do Rio de Janeiro.

Palavras-chave : LEITURA E ESCRITA DE PROFESSORES; MEMÓRIA; POLÍTICAS DE LEITURA E ESCRITA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português