SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue111Schools in action: the trajectory of an indigenous educational policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MONTE, Nietta Lindenberg. Os outros, quem somos? Formação de professores indígenas e identidades interculturais. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp. 7-29. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742000000300001.

O trabalho pretende fornecer subsídios críticos à educação escolar indígena no Brasil, centrando-se no aprofundamento do tema do currículo intercultural e a formação de professores indígenas. Para isso, contextualiza a história de projetos de responsabilidade de organizações não governamentais dedicadas, no Brasil nos finais do século XX, à construção de propostas curriculares para o magistério e as escolas indígenas, com visível repercussão nas políticas públicas oficiais. Aborda especialmente alguns desafios teórico-metodológicos que nesses processos estão sendo enfrentados pelos educadores não índios ao desenharem e desenvolverem os currículos interculturais, com suas inevitáveis implicações sobre a representação das identidades sociais e o uso das línguas indígenas e do português de professores e de alunos indígenas.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ÍNDIOS; CURRÍCULOS; INTERCULTURAL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese