SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue111Mid level schooling and vocational training in Latin America: Brazil, Argentina and ChileNew regulations for teaching: the case of the Argentine reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de  and  GONCALVES, Maria Elisa Resende. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp. 71-94. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742000000300004.

O objetivo principal deste artigo é discutir o uso das gravações em vídeos, das aulas dos professores que estão em cursos de formação continuada, como uma estratégia facilitadora da reflexão desses mesmos professores sobre sua aula. A inovação que propusemos em nosso curso foi trazer as aulas dos professores para os nossos encontros. Ao fazer com que os professores discutam e reflitam sobre suas próprias ações damos a oportunidade do questionamento e da tomada de consciências de suas concepções sobre diferentes aspectos do ensino e da aprendizagem. Os dados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada são analisados.

Keywords : EDUCAÇÃO CONTINUADA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; MEIOS AUXILIARES DE ENSINO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese