SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue111Continuous teacher training: video as technology to facilitate reflectionCare as a link between health and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BIRGIN, Alejandra. Novas regulações do trabalho docente: o caso da reforma Argentina. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp. 95-113. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742000000300005.

Este trabalho procura trazer um olhar sobre os novos modos de regulação do trabalho docente que se construíram no contexto da reforma argentina, atravessados pelas mudanças do mundo do trabalho e do papel do Estado. Assim, no imaginário docente se articulam hoje diversos elementos que por muito tempo foram considerados antitéticos: as tradições vocacionais e de trabalho feminino estão permeadas pelas premências decorrentes da posição de trabalhador(a) diante da precariedade dos empregos e da estabilidade ameaçada. Ao mesmo tempo, a partir da tradição igualitária, encontram-se resistência aos mecanismos de competitividade de mercado e sua incorporação no espaço da educação pública. Desse modo são produzidas profundas rupturas no imaginário docente que, desde a ética republicana, dava conta de um projeto comum.

Keywords : PROFESSORES; ARGENTINA; MULHERES; TRABALHO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese