SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue111Care as a link between health and education"Love for beginnings": towards a history of relationships with the school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CANEN, Ana. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp. 135-149. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742000000300007.

O estudo busca problematizar as contradições, os limites e as possibilidades contidos no discurso referente à pluralidade cultural, no contexto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao 3º e 4º ciclos, para práticas docentes na perspectiva da valorização da diversidade cultural e do desafio a estereótipos a ela relacionados. Em um primeiro momento, discutem-se abordagens em educação para a pluralidade cultural e as concepções de "identidade nacional" e "pluralidade identitária" nelas apoiadas. Em um segundo momento, articulam-se as considerações teóricas à análise da proposta curricular em pauta. Argumenta-se que o avanço de propostas curriculares nessa linha passa pela desconstrução e reconstrução das concepções discutidas, à luz de um projeto de valorização da cidadania multicultural e participativa em sociedades plurais.

Keywords : PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; PRÁTICA DOCENTE; CIDADANIA; MULTICULTURAL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese