SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue111Multicultural education, national identity and cultural plurality: tensions and implications for the curriculumThe implementation of world bank policies for teaching reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira A. O.  and  SOUSA, Cynthia P. de. "O amor dos começos": por uma história das relações com a escola. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp. 151-171. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742000000300008.

Este texto explicita e discute peculiaridades das relações que os indivíduos, homens e mulheres (alunos e professores), mantêm com a escola e com as diferentes disciplinas e os significados dessas relações em histórias de escolarização, com base em depoimentos presentes na literatura, nas autobiografias e nos relatos de formação intelectual de alunos e professores já atuantes. Pretende-se, com a análise, propor novas modalidades de formação favoráveis ao conhecimentos e, assim, ultrapassar concepções de que essas relações são contaminadas por vagos atributos como o interesse ou o desinteresse dos alunos.

Keywords : RELAÇÕES ESCOLA; COMUNIDADE; RELAÇÕES ESCOLA-FAMÍLIA; RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO; ESCOLARIZAÇÃO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese