SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue111Multicultural education, national identity and cultural plurality: tensions and implications for the curriculumThe implementation of world bank policies for teaching reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira A. O.  and  SOUSA, Cynthia P. de. "O amor dos começos": por uma história das relações com a escola. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp.151-171. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742000000300008.

Este texto explicita e discute peculiaridades das relações que os indivíduos, homens e mulheres (alunos e professores), mantêm com a escola e com as diferentes disciplinas e os significados dessas relações em histórias de escolarização, com base em depoimentos presentes na literatura, nas autobiografias e nos relatos de formação intelectual de alunos e professores já atuantes. Pretende-se, com a análise, propor novas modalidades de formação favoráveis ao conhecimentos e, assim, ultrapassar concepções de que essas relações são contaminadas por vagos atributos como o interesse ou o desinteresse dos alunos.

Keywords : RELAÇÕES ESCOLA; COMUNIDADE; RELAÇÕES ESCOLA-FAMÍLIA; RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO; ESCOLARIZAÇÃO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License