SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue111"Love for beginnings": towards a history of relationships with the schoolPower relations in the university field and teachers'education courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SANTOS, Lucíola Licinio de C. P.. A implementação de políticas do banco mundial para a formação docente. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.111, pp. 172-181. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742000000300009.

Este trabalho tem como objetivo identificar as convergências e divergências no desenvolvimento das propostas de educação continuada, financiadas pelo Banco Mundial - BM -, tomando como referencial as experiências de Minas Gerais e de São Paulo. Por um lado, existem evidências de que esses estados elaboraram suas propostas de formação continuada financiadas pelo Banco Mundial, incorporando em grau diferenciado as orientações deste órgão, pois não foi concedido o mesmo grau de autonomia às universidades e aos estabelecimentos de ensino que deles participaram. Por outro lado, pesquisas realizadas no campo da formação continuada têm apontado para questões que não foram consideradas nesses projetos e em sua implementação. Para discutir tais questões, o trabalho analisa, de início, as concepções de formação docente presentes nos documentos do BM. A seguir são discutidas as experiências de Minas Gerais e de São Paulo, procurando identificar permanências e rupturas com as propostas do banco. Finalmente, com base na literatura sobre formação continuada são analisados alguns dos resultados e conseqüências da implementação dos projetos nos dois estados mencionados.

Keywords : EDUCAÇÃO CONTINUADA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; BANCO MUNDIAL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese