Acessibilidade / Reportar erro

O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade

The pedagogical discourse of the national curricular directives: critical competence and inter disciplinarity

O texto discute alguns aspectos do discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais, ressaltando como o jargão pedagógico e o recurso a expressões consagradas e slogans educacionais obnubilam a especificidade da tarefa educativa em instituições escolares e ignoram os desafios concretos da ação docente nessas instituições. As análises centram-se no ideal de "desenvolvimento da competência crítica", visto como objetivo do processo de escolarização e no ideal pedagógico da "interdisciplinaridade", tomando-os como exemplares típicos desse tipo de discurso.

ENSINO MÉDIO; ENSINO DE 2º GRAU; DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS; INTERDISCIPLINA


Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br