SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número113Demand tendences for university education: UFMG's case studyOfficial documentation and the myth of the born educator in child education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

BRANDAO, Zaia. A dialética micro/macro na sociologia da educação. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.113, pp. 153-165. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200008.

Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o "novo movimento teórico", defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.

Palabras llave : SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO; METODOLOGIA DA PESQUISA; PESQUISADORES.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués