SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número113Demand tendences for university education: UFMG's case studyOfficial documentation and the myth of the born educator in child education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Pesquisa

versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

BRANDAO, Zaia. A dialética micro/macro na sociologia da educação. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.113, pp. 153-165. ISSN 1980-5314.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000200008.

Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o "novo movimento teórico", defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.

Palabras clave : SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO; METODOLOGIA DA PESQUISA; PESQUISADORES.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués (pdf) Portugués (epdf)