SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número114Duty and aspiration in brasilian childrenFoucault and analysis of discourse on educational researches índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574

Resumen

PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.114, pp. 179-195. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742001000300008.

Com o intuito de contribuir para a utilização de análise documental em pesquisa, este texto apresenta o processo de uma investigação que objetivou compreender as relações entre psicologia e educação, no contexto sócio-histórico brasileiro, entre as décadas de 50 e 80. Partindo de uma autora cuja relevância na história recente se deve, especialmente, à criação de uma proposta de alfabetização, o Programa Alfa, foram pesquisadas as intersecções entre produção teórica da psicologia e atividade prática em educação. São descritos os instrumentos e meios de realização da análise de conteúdo, apontando o percurso em que as decisões foram sendo tomadas quanto às técnicas de manuseio dos documentos: desde a organização e classificação do material até a elaboração das categorias de análise. A perspectiva historiográfica adotada nesse estudo procurou superar a dicotomia entre as abordagens internalista e externalista da história das ciências, propiciando compreender o âmbito sócio-histórico em que se constituiu a referida produção científica.

Palabras llave : PSICOLOGIA; EDUCAÇÃO; PROGRAMA ALFA; METODOLOGIA DE PESQUISA; ANÁLISE DE CONTEÚDO.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués