SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue117Teacher's professionalism in a constructivism approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BELINTANE, Claudemir. Por uma ambiência de formação contínua de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.117, pp. 177-193. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000300009.

Este trabalho propõe uma aproximação consistente entre projetos de formação contínua e uso de redes informacionais no campo da educação. Sugere o conceito de "ambiência de formação contínua" como forma de garantir um espaço de mobilização em torno da idéia de formação em serviço, para que os projetos tenham como ponto de partida as próprias demandas da comunidade. A partir dessa articulação, vislumbra novas possibilidades de conjugação de projetos de formação contínua, de pesquisa acadêmica e de autorias em rede, ressaltando a importância de uma gestão contextualizada de conhecimentos em rede, explícita e democrática o suficiente para permitir que a escola ou rede escolar seja um locus privilegiado de pesquisa, de ação pedagógica e de autorias descentralizadas.

Keywords : REDE DE INFORMACÃO; PESQUISA EDUCACIONAL; FORMAÇÃO CONTÍNUA; FORMAÇÃO DOCENTE.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese