SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue118Instruction at the university: innovative teachers from University of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SZTAJN, Paola; BONAMINO, Alicia  and  FRANCO, Creso. Formação docente nos surveys de avaliação educacional. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.118, pp.11-39. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000100002.

Este artigo analisa questionários aplicados a professores durante pesquisas de avaliação do rendimento do aluno, com o objetivo de compreender como tais instrumentos têm incorporado os achados dos estudos qualitativos sobre formação docente. Ao longo do texto, explicitamos o método de trabalho utilizado, delimitamos a parcela da literatura sobre formação de professores priorizada como referencial e indicamos o processo por nós percorrido na definição dos construtos de análise. A seguir, apresentamos e definimos esses construtos, utilizando seus indicadores no exame dos questionários do professor utilizados pelo Saeb e por dois outros surveys norte-americanos. Finalmente, apresentamos uma análise comparativa dos diversos instrumentos, indicando como eles se modificaram ao longo dos anos e como contemplaram a crescente compreensão que existe acerca do saber docente, ou deixaram de fazê-lo.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PESQUISA QUANTITATIVA; PESQUISA QUALITATIVA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License