SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue118Teacher's training through educational assessment surveysTeachers, disenchantment in the profession and quitting the public schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CHAMLIAN, Helena Coharik. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.118, pp. 41-64. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742003000100003.

O artigo trata de pesquisa realizada com um grupo de professores inovadores da Universidade de São Paulo tendo como objetivo procurar subsídios para a formação do professor universitário. Esses docentes foram entrevistados, solicitando que detalhassem melhor suas experiências inovadoras; explicassem as razões pelas quais haviam introduzido modificações em sua forma de trabalho; explicitassem as relações entre sua atividade de docência e de pesquisa, expressassem o papel que atribuíam ao ensino na universidade, bem como a forma pela qual sua trajetória acadêmica havia se cumprido até então. A diversidade de experiências relatadas e, ao mesmo tempo, a convergência de visões a respeito de suas funções de ensino e de pesquisa na universidade permitem-nos afirmar que, mais do que uma formação pedagógica específica, a sensibilização para as dificuldades do ensino e a valorização institucional dessa atividade consistiriam em grande avanço para a formação do professor.

Keywords : PROFESSOR UNIVERSITÁRIO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; UNIVERSIDADE; ENSINO; PESQUISA; INOVAÇÃO EDUCATIVA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese