SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue128Community courses for college entrance examination and their pedagogical constraintsCooperation among teachers: should initial teacher training anticipate practices? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MACEDO, Elizabeth. Por uma política da diferença. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.128, pp. 327-356. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000200004.

O artigo defende que a educação, para fazer face às sociedades multiculturais, precisa pensar a cultura como lugar de enunciação e não como repertório de sentidos partilhados. Inicialmente, analisa os projetos conservadores, liberais e multiculturais para lidar com a diferença cultural, argumentando que esses projetos tratam a diferença como diversidade, não conseguindo, dessa forma, responder, como se propõem às demandas de uma sociedade multicultural. Para além desses projetos, discute perspectivas de tradução e diálogo entre culturas, valendo-se, principalmente, das contribuições de Santos e Burbules, concluindo pela incomensurabilidade das culturas. Ainda que as culturas sejam incomensuráveis, a autora rechaça descrições fragmentadas da contemporaneidade, posicionando-se em favor da negociação da diferença cultural. Para isso, apóia-se na noção de ambivalência de Bhabha e na noção de hegemonia, tal como é defendida por Laclau e Mouffe, Hall e pelo próprio Bhabha. Dessa forma, procura estabelecer uma agenda pós-colonial para pensar a diferença.

Keywords : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; MULTICULTURAL; CULTURA; EDUCAÇÃO.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese