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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

THURLER, Monica Gather  and  PERRENOUD, Philippe. Cooperação entre professores: a formação inicial deve preceder as práticas?. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.128, pp. 357-375. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000200005.

A cooperação entre profissionais está mais presente no discurso do que nas práticas. Na formação inicial será preciso ater-se ao estado atual da profissão, antecipar suas evoluções previsíveis e tentar orientá-las? As práticas de referência na formação profissional são diversas, têm evoluído muito e estão sujeitas a controvérsias. No entanto, se a cooperação apresenta-se como uma necessidade para a formação, outras questões se colocam. Que identidade, que relação com os outros e com a organização, que competências, que conhecimentos desenvolver para além do entusiasmo com o tema ou de sua obrigatoriedade, uma vez que essas posturas só produziriam efeitos negativos?

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PROFESSORES; FRANÇA; FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

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