SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número131Access to education by age groups, according to income and race/skin colour in BrazilTeachers' professional readings and appropriation of academic-educational knowledge índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

KRAMER, Sonia  y  NUNES, Maria Fernanda. Gestão pública, formação e identidade de profissionais de educação infantil. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.131, pp.423-454. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742007000200010.

O artigo trata da gestão da educação infantil e das políticas de formação de profissionais da área. Buscou resgatar histórias de formação das profissionais responsáveis pela gestão da educação infantil nas Secretarias Municipais de Educação do Estado do Rio de Janeiro. O texto está estruturado em três partes. A primeira contextualiza a pesquisa, traz questões de natureza metodológica sobre o questionário aplicado nos municípios e sintetiza dados obtidos com esse instrumento. A segunda aborda as entrevistas realizadas com as profissionais no que diz respeito ao referencial teórico-metodológico, traz aspectos práticos da sua realização e apresenta uma síntese das principais categorias que emergiram dos relatos. A terceira parte focaliza o tema da gestão, identidade e formação. As entre vistadas falam do contexto em que atuam, de hierarquia e poder, revelando situações em que a precariedade, a falta de condições materiais e humanas, o despreparo e o improviso convivem com a dedicação, o idealismo e o compromisso profissional.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INFANTIL; GESTÃO; FORMAÇÃO PROFISSIONAL; POLÍTICAS EDUCACIONAIS.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons