SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue133Teacher education and inclusive educationSocial and singular histories of inclusion: exclusion of students in chemistry classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DUARTE, Adriana; OLIVEIRA, Dalila Andrade; AUGUSTO, Maria Helena  and  MELO, Savana. Envolvimento docente na interpretação do seu trabalho: uma estratégia metodológica. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.133, pp. 221-236. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742008000100010.

O artigo discute a metodologia em desenvolvimento em projeto de pesquisa que tem como objeto a análise do trabalho docente, considerando sua natureza, configurações e sentidos. O texto apresenta as escolhas teórico-metodológicas efetuadas, o trabalho realizado em campo com os docentes e os resultados preliminares obtidos. As conclusões confirmam a expectativa inicial dos pesquisadores quanto à capacidade manifesta pelos professores de se envolverem na análise do próprio trabalho e à confiança no trabalho coletivo e na possibilidade de mudanças a partir da sua organização.

Keywords : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PROFESSORES; TRABALHO; MÉTODOS DE PESQUISA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese