SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número133Formação docente e educação inclusivaHistórias sociais e singulares de inclusão: exclusão na aula de química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DUARTE, Adriana; OLIVEIRA, Dalila Andrade; AUGUSTO, Maria Helena  e  MELO, Savana. Envolvimento docente na interpretação do seu trabalho: uma estratégia metodológica. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.133, pp.221-236. ISSN 1980-5314.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742008000100010.

O artigo discute a metodologia em desenvolvimento em projeto de pesquisa que tem como objeto a análise do trabalho docente, considerando sua natureza, configurações e sentidos. O texto apresenta as escolhas teórico-metodológicas efetuadas, o trabalho realizado em campo com os docentes e os resultados preliminares obtidos. As conclusões confirmam a expectativa inicial dos pesquisadores quanto à capacidade manifesta pelos professores de se envolverem na análise do próprio trabalho e à confiança no trabalho coletivo e na possibilidade de mudanças a partir da sua organização.

Palavras-chave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PROFESSORES; TRABALHO; MÉTODOS DE PESQUISA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons