SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue135The Education Development Plan: a new model of state regulation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ADRIAO, Theresa  and  GARCIA, Teise. Oferta educativa e responsabilização no PDE: o Plano de Ações Articuladas. Cad. Pesqui. [online]. 2008, vol.38, n.135, pp. 779-796. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742008000300012.

O artigo analisa perspectivas de responsabilização presentes no Plano de Desenvolvimento da Educação apresentado à sociedade brasileira em 2007 pelo Ministério da Educação. O plano, composto por programas e ações com o objetivo declarado de promover a melhoria da qualidade da educação básica brasileira, é, entre outras medidas, operacionalizado pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, discutido neste trabalho a partir de um de seus aspectos: o estabelecimento de convênios entre os municípios e a União, por meio da elaboração local de um Plano de Ações Articuladas. Por esse instrumento, os gestores municipais se comprometem a promover um conjunto de ações no campo educacional, responsabilizando-se pelo alcance das metas estabelecidas pelo âmbito federal. Em contrapartida, passam a contar com transferências voluntárias e assessoria técnica da União. Considera-se, na análise, o contexto de reforma do Estado e das políticas de descentralização na oferta educacional.

Keywords : RESPONSABILIZAÇÃO; DESCENTRALIZAÇÃO; PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICA EDUCACIONAL.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese