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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GARCIA, Maria Manuela Alves. Didática e trabalho ético na formação docente. Cad. Pesqui. [online]. 2009, vol.39, n.136, pp. 225-242. ISSN 0100-1574.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742009000100011.

O trabalho discute o funcionamento de pedagogias e didáticas que se denominam críticas e progressistas no governo da conduta dos docentes críticos e intelectuais educacionais de esquerda, no Brasil das décadas finais do século passado. Apropriando-se das investigações de Michel Foucault acerca da ética e dos modos de subjetivação, explora as formas de trabalho ético e a moralidade da conduta pedagógica e docente instituídas no país pelas pedagogias críticas em algumas vertentes do discurso pedagógico brasileiro, como no pensamento de Paulo Freire, e também no pensamento de Dermeval Saviani, do início dos oitenta, dividindo as lutas do campo intelectual da educação brasileira a esse tempo. Dá ênfase a uma descrição da tecnologia pedagógica crítica posta em exercício por essas pedagogias nos cursos de formação docente em nível superior e em outros níveis de ensino, que alia a fabricação de uma moral pastoral e ascética implicada no esclarecimento das consciências e exercícios centrados em uma hermenêutica do eu que tem como característica, entre outras, a decifração de si.

Keywords : DIDÁTICA; PEDAGOGIA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ÉTICA.

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